quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A lei do mais forte


A vida é um jogo. Um emaranhado de regras e leis que (quase) toda a gente cumpre e toda a gente quer transgredir. Há aqueles que fazem as leis, os que querem fazer cumprir a lei e os que a cumprem (ou não). É como num jogo de xadrez. Cada peça tem o seu movimento próprio, a sua direcção, o seu objectivo. Só que ao contrário do jogo de xadrez, não há nenhuma mente brilhante por trás a guiar os nossos passos. Somo nós que estabelecemos os limites e decidimos conscientemente que rumo seguir. Nem sempre aceitamos as consequências, mas isso, é um problema que temos de resolver.
Não é só na nossa sociedade mesquinha e impaciente que existem leis. Na natureza, elas também existem, só que de uma maneira mais subtil. Achamos tudo muito natural. Mas afinal, que leis são essas? Porque é que existem? Todos me dirão que sem elas, tudo seria um caos. E eu digo que o mundo já é caótico com elas... Há leis fundamentais e leis desnecessárias. Há leis universais e leis locais. Há aquelas que se cumprem instintivamente e aquelas que nunca iremos cumprir. Há sempre um equilibrio das coisas, mas nunca o equilíbrio para a mesma coisa.
A vida é um jogo. Daqueles perigosos. Dá-se um passo em falta e somos devorados. Transgredimos uma lei básica de etiqueta e saltam-nos logo em cima. Mas deixamos os filhos nos quartos sozinhos e depois ainda temos o mundo a chorar aos pés! Bem, que leis são estas?
Quando falo de leis, não falo exclusivamente daquelas outurgadas, postuladas, constituídas. Falo também das mais simples, daquelas universais, de saberes e valores comuns...
Há uma coisa que sei e que afirmo veemente: neste mundo, só os mais fortes sobrevivem. Esta é a lei básica da vida. Darwin tinha razão: só os mais aptos sobrevivem.
Discutível ou não, é uma lei.



Nota de rodapé (nada da ver com o post): Curiosamente, quando pensamos que temos tudo organizadinho de maneira a que todas as pessoas possam ter acesso a informações, vejo-me surpreendida com o facto de algumas não conseguirem ver os seus links no meu Paraíso. É muito simples: no menu do lado direito, onde diz "Paraísos Interessantes", "Cantinhos no Céu" e "Cantinhos na Terra" são os menus de links. Basta clicar em cima de um deles e ver a lista :p

4 comentários :

Mikas disse...

Infelizmente é assim.
Um grande beijinho *

brun0.m@rkez disse...

Acho que as leis são cada vez mais desrespeitadas. Penso que isso é mau.

*

**Arclight** disse...

o homem é a erva daninha mais perigosa k existe á face da terra
ainda bem k não nasceu ensinado
faria mto mais mal a esta altura

abraços

borboleta disse...

Regras, leis... que maçada! Mas se não existissem talvez o mundo fosse ainda mais caótico... (ou não...)

beijinhos =)*